Vamos fazer as pazes com a natureza?
Vamos fazer as pazes com a natureza?

Neste sábado 5 de Junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e as Nações Unidas (ONU) lançam um apelo para que tod@s nós nos juntemos para restaurar a saúde da nossa Mãe Terra, doente do descaso dos seres humanos. 

A destruição dos espaços naturais, a poluição e as mudanças climáticas eliminam milhões de espécies que compartilham connosco o planeta e ameaçam destruir o nosso lar. 

No entanto esta destruição não é inevitável. Temos o poder de a reverter se agirmos agora, com urgência. 

A proteção do planeta e o desenvolvimento sustentável são uma das preocupações principais da Muxima. Promovemos unicamente atividades turísticas que respeitem os animais, a natureza e as populações locais.

 

Photo by Vlad Hilitanu on Unsplash

 

A ONU declara a partir do Dia Mundial do Meio Ambiente 2021, a Década da Restauração de Ecossistemas para parar e reverter a destruição dos ecossistemas.

 

“REIMAGINE. RECRIE. RESTAURE.

Este é o nosso momento.

Não podemos voltar no tempo. Mas podemos cultivar árvores, tornar nossas cidades verdes, renovar nossos jardins, mudar nossas dietas e limpar rios e encostas. Somos a geração que pode fazer as pazes com a natureza.

Vamos ficar ativos, não ansiosos. Sejamos ousados, não tímidos.

Junte-se a #GeraçãoRestauração!”

 

Photo by Brian Yurasits on Unsplash

Photo by OCG Saving The Ocean on Unsplash

 

Concretamente o que podes fazer? Aqui ficam algumas ideias:

Torna o teu lar, empresa, escola ou espaço público amigável para as plantas e animais locais: planta e deixa crescer, pelo menos algumas, daquelas que aparecem espontaneamente e que vão ofereçam abrigo e alimentos às espécies locais.
Limpa uma praia, uma rua, um lago ou outro espaço natural. Podes juntar-te a uma associação e a outros voluntários, ou levares um saco para limpares um pouco quando vais passear.
Faz escolhas inteligentes: dá preferência a produtos locais, sustentáveis e recusa aqueles que contribuem para a destruição da natureza. Reduz o consumo de plástico, de embalagens e objetos descartáveis, usa as tuas próprias embalagens e sacos para as compras.
Começa uma nova dieta, rica em produtos biológicos/orgânicos, de origem local, vegetal, e de estação. Assim preservas a tua saúde e a do planeta! 

 

Photo by Natalia Y on Unsplash

 

Descobre mais ideias e toda a informaçao sobre a Década da ONU em decadeonrestoration.org/pt-br, ou nas redes sociais com #GeraçãoRestauração.

 

Vamos lá, este movimento já começou!

 

Beijinhos e abraços lusófonos e até breve!

Bárbara e a Tribo Muxima

About Author

muxima