- Brasil
- Cultura
- Empoderamento Feminino
- Empoderamento Negro
- Grupos Privados
- História
- Julho 31
- Turismo em Comunidades
Preço
Para Quem
Duração
Embarque numa viagem histórica surpreendente a um Rio de outro tempo, em que aportavam e viviam milhares de africanos e descubra o passado africano escondido da cidade.
Pontos Altos
- Explore uma faceta fascinante do Rio que a história oficial tentou apagar.
- Descubra o papel da zona portuária do Rio de Janeiro no comércio de escravizados e a decadência do famigerado mercado.
- Aprenda sobre o povo e a cultura do Brasil de ontem e de hoje
Impactos positivos da visita
Ao fazer esta experiência virtual você vai:
- Apoiar uma guia local que não pode atualmente liderar visitas guiadas na sua cidade devido à pandemia da COVID-19.
- Apoiar a difusão da cultura afro-brasileira e dos legados negros.
- Valorizar marcos históricos da cultura afro-brasileira.
Preço
Para Quem
Duração
.
Iremos visitar uma das regiões mais importantes da história do Rio de Janeiro, onde, no século XIX, desembarcaram milhares de africanos que seriam vendidos como escravos.
O Cais do Valongo, construído em 1811 para recebê-los, foi reconhecido em 2017 como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é apenas um dos marcos que conta a saga dos africanos que desembarcaram nesta cidade.
A Zona Portuária do Rio de Janeiro logo se transformou no lar histórico da comunidade afro-brasileira e hoje é conhecida como a Pequena África.
Passaremos por pontos turísticos que compreendem o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana, dentre outros.
Faremos um passeio virtual descontraído mas repleto de reflexões sobre a cultura carioca, a intolerância religiosa e o racismo.
Venha participar de um grande bate papo onde a troca de conhecimento é sempre bem vinda.
LOCAL: Plataforma Zoom, Transmitido a partir do Rio de Janeiro, Brasil
PARA QUEM | Jovens e Adultos |
QUANDO | 31/Julho/2021 – Sábado – 17h (Brasil)/21h (Portugal) |
PREÇO | 20€/R$90 |
HORA DE INÍCIO | 17h (Brasil)/21h (Portugal) |
PONTO DE ENCONTRO | Zoom – link será comunicado após a compra |
LÍNGUAS FALADAS | Português |
CANCELAMENTO | Não há possibilidade de cancelamento. |
QUEM LEVA | Luana |
A sua Guia:
Luana
Sou guia de turismo e historiadora formada pela UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Moro no Rio desde que nasci e amo circular pela cidade ouvindo histórias e me deliciando com paisagens, gostos e gentes.
Desenvolvo este projeto na Pequena África com o objetivo de mostrar a participação do povo negro na formação cultural carioca.
Trabalho com turismo histórico-cultural com enfase na narrativa com referências afro.
Já trabalhei em vários projetos com jovens em situação de vulnerabilidade social em diferentes Comunidades do Rio e coordenei dois pré-vestibulares sociais.
Tour Reviews
Gratidão pela oportunidade desse tour no ultimo domingo. Retornar ao passado africano no Rio de Janeiro foi muito interessante e prazeroso.
Interessante porque foi mais um capítulo da história dentre tantos, que eu desconhecia. É muito bom ver e participar de alguma forma, da luta pela verdade que precisa prevalecer e parabenizo você e aos demais pelo esforço e coragem em trazer à tona os fatos, sem as distorções e manipulações que o sistema convenientemente nos impõe a todo momento. Entender a essência da nossa cultura e aprofundar o conhecimento sobre as lutas dos nossos ancestrais é principalmente oferecer às novas e futuras gerações um campo fértil para a incansável luta por justiça social.
Considero que a viagem foi também prazerosa, graças a sua habilidade de mostrar a face horrenda da história, mas evidenciando a força e a grandeza dos movimentos. Trouxe um misto de tristeza e indignação sim, mas também de orgulho e gratidão aos nossos antepassados. Essa foi a minha sensação e é o que eu diria a quem hesitasse em participar: valeu super a pena!
O ponto alto do passeio virtual foi saber sobre o movimento inteligente, sutil, corajoso e forte das mulheres que diante de tanto sofrimento e repressão encontraram caminhos possíveis para manter vivo o que ningúem e nenhuma força maior pode soprepor: a capacidade do pensar e a consciência coletiva. Inspirador!!!
Não conheço o Rio de Janeiro mas esta visita virtual permitiu-me conhecer uma parte da cidade e da sua história. A Luana partilhou connosco um passado a que não temos acesso numa viagem clássica. Aprendi factos historicos muito importantes que devem ser transmitidos de geraçao em geração pois estão na raiz econômica e social da sociedade atual.
Leave a Review