Contexto:
Estima-se que o Brasil se torne em 2030 a quarta economia do mundo. No entanto, apesar de alguns avanços económicos, as desigualdades persistem: mais de 18 milhões de brasileiros vivem abaixo do limiar da pobreza e o país ainda está classificado na 85ª posição do índice de desenvolvimento humano das Nações Unidas, com fraquezas nomeadamente nos domínios da saúde e da educação.
As adolescentes e as jovens mulheres brasileiras são muitas vezes confrontadas, quando crescem, com dois grandes obstáculos: o casamento e a gravidez precoce. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil é o quarto país do mundo em número absoluto de meninas casadas ou vivendo com o seu parceiro antes dos 15 anos de idade: 877 000 jovens mulheres com idade dos 20 aos 24 anos declaram ter-se casado antes dos 15 anos (11 %), e estima-se que 36 %, quase três milhões de mulheres, se casaram antes dos 18 anos. Paralelamente, a taxa de gravidez nas adolescentes brasileiras é de 18 % e pode chegar aos 31 % em algumas comunidades pobres, não educadas e rurais.
O casamento de crianças constitui no entanto uma violação dos direitos fundamentais das meninas, limitando as suas possibilidades educativas e económicas. Estudos mostram que 58 % das meninas raramente ou nunca voltam para a escola depois de ter um filho. Esta percentagem aumenta quando elas se casam.
A não escolarização das meninas impede-as de sair da pobreza e esta situação tem tendência a perpetuar-se para a próxima geração, pois uma menina não educada não compreende o interesse de dar aos seus filhos uma educação de qualidade. No entanto, cada ano passado por uma menina nos bancos da escola aumenta o seu futuro rendimento de 10 a 20 %.
O projeto que o viajante Muxima apoia no Brasil
A Liga – Emancipação das meninas e jovens através do futebol
Duração: janeiro 2018 – dezembro 2020
Zona de intervenção: região de Cocais, Maranhão; o projeto abrange 10 comunidades semiurbanas ou rurais dos municípios desfavorecidos de Codó, Peritoró e Timbiras.
Objetivo do Projeto: desenvolver a liderança e emancipação das jovens brasileiras provenientes de comunidades carentes, com o apoio ativo dos seus pais, irmãos e do conjunto da comunidade, graças à prática do futebol
Orçamento total: 1 200 000€
Com experiências positivas em mais de 20 países, a Plan Internacional acredita no forte impacto do desporto nas crianças de ambos os généros. Em parceria com a Fundação Johan Cruyff e Women Win, criou um modelo inovador e eficaz para favorecer a igualdade mulheres-homens graças à prática do desporto e contribuir nomeadamente para o empoderamento das meninas, para a sua inclusão nas comunidades e para a redução significativa de casamentos e gravidezes precoces.
No total, mais de 70 000 crianças e adolescentes brasileiros participam em projetos relacionados com a educação, a proteção contra a violência, a saúde e o acesso ao emprego.
A prática do desporto proporciona às meninas um sentimento de pertença e o seu papel como membro de uma equipa oferece-lhes proteção e uma identidade para além do domínio doméstico. A participação em programas desportivos aumenta as suas redes de ligação às instituições, aos programas e aos mentores a que não teriam acesso de outra forma. O futebol torna-se um dispositivo eficaz para transformar as normas de gênero dominantes e aumentar a sensibilização para a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos.
O projeto A Liga incita as meninas a jogar futebol e transforma-as em jogadoras talentosas, heroínas profissionais do futebol, criando oportunidades de emprego no campo do desporto (jogadoras profissionais, treinadoras e árbitros). As suas vitórias no terreno traduzem-se na vida fora do campo e elas aprendem a afirmar-se, a usar a sua voz, a tomar decisões e a impor-se, tornando-se assim modelos para seus pares.
No Brasil, onde o futebol representa tradicionalmente a cena masculina, as meninas geralmente não são autorizadas pelos seus pais ou homens a praticar este desporto. O Programa A Liga oferece uma oportunidade de transformar o campo de futebol num espaço inclusivo contribuindo para lutar contra os estereótipos, favorecendo a igualdade meninas-meninos. O futebol feminino torna-se assim uma ferramenta de inserção social, profissional e familiar das meninas, dando-lhes a liberdade de decidir o seu futuro.
Beneficiários diretos:
- 350 meninas e 175 meninos de 12 e 24 anos tornam-se atores da mudança
- 50 meninas (das 350) são economicamente autonomizadas integrando profissionalmente o mercado do desporto
- 175 pais e homens comprometidos
Beneficiários indirectos:
- 750 membros da comunidade comprometem-se a melhorar a igualdade de género na sua vida diária
- 250 000 pessoas sensibilizadas pela campanha de comunicação nacional
A Liga – Campeãs/Campeões da Mudança segue uma metodologia holística em torno de 3 grandes componentes
Acabando com a gravidez na adolescência |
Acabando com os casamentos infantis | Meninas emancipadas social e economicamente | Inclusão social das meninas |
1 – Formação de jovens em futebol e ” Competências de vida ” num ambiente misto:
- 350 meninas e 175 meninos recebem treino semanal de futebol dentro da sua comunidade bem como formações em ” Competências de vida “: assertividade, comunicação, igualdade de género e conhecimento dos seus direitos em saúde sexual e reprodutiva.
- As 350 meninas e os 175 meninos participam em eventos ‘Peer-To-Peer’ (40 eventos previstos no total) dentro da sua comunidade para informar sobre as práticas nefastas do casamento das crianças e das gravidezes na adolescência.
- Uma campanha nacional de sensibilização e comunicação lançada na copa do mundo feminino de futebol de 2019 (França) ilustrada com uma mensagem de emancipação das meninas pelo futebol.
2 – Envolvimento dos pais e dos meninos na emancipação das jovens
- 9 Campos de futebol são renovados e um novo campo de futebol icônico que inclui um centro de formação (O Cruyff Court) é implantado numa comunidade central proporcionando um espaço para praticar o desporto e favorecer o desenvolvimento pessoal das meninas, dos meninos e do conjunto dos membros da comunidade.
- Organização de dois torneios de futebol locais no âmbito da Copa da Igualdade de Género da Liga, para as 350 meninas.
- 175 homens de influência, pais e meninos da comunidade, são formados para a igualdade, comprometem-se e tornam-se referências dentro da comunidade apoiando as atividades desportivas das suas filhas assim como os seus direitos e as suas escolhas.
- 50 Eventos de proximidade meninas-pais são organizados: estas sessões de interação favorecem a tomada de consciência sobre a igualdade meninas-meninos entre os membros da comunidade.
3 – Emancipação económica das jovens através da criação de oportunidades profissionais no sector do futebol e do desporto:
- 50 jovens meninas são formadas às profissões específicas do futebol (jogadoras profissionais, treinadoras, árbitros, etc.) e são acompanhadas para aceder às oportunidades de emprego no desporto e no futebol.
- 5 Jovens recebem uma bolsa de estudos para financiar o seu projeto profissional.
Testemunhos no terreno:
A Liga – Campeãs e campeões da mudança
“Participar do projeto da Plan Internacional tem sido decisivo para mim. Fui considerada como jovem talento e recebi uma bolsa para realizar os meus estudos e assim me formar para ser professora de física mais tarde.”
Jossilda, 22 anos, participou do programa A Liga no Brasil. Atualmente trabalha no Secretariado dos Desportos em Codó
“É o meu pai que guarda o meu filho quando eu vou aos treinos. Ao meu filho quero ensinar-lhe que as meninas e os meninos têm os mesmos direitos.”
Andressa, 17 anos e seu filho Deivid.
“Eu inscrevi Thayssa no projeto da Plan. Todas as sextas-feiras de manhã venho ao terreno para apoiá-la durante os treinos.”
Thayssa, 12 anos e seu pai Heloilson fazem parte dos participantes e beneficiários do projeto:
Videos :
https://www.facebook.com/PlanInternationalBrasil/videos/691098524388774/
https://www.facebook.com/PlanInternationalBrasil/videos/747985908700035/
https://www.facebook.com/PlanInternationalBrasil/videos/649892211842739/
https://www.facebook.com/PlanInternationalBrasil/videos/1887665971311484/
https://www.facebook.com/PlanInternationalBrasil/videos/992164110988745/