Com a comunidade costeira transformamos comportamentos para a proteção do oceano.
A Ocean Alive foi criada com o objetivo de proteger as pradarias marinhas do estuário do Sado, envolvendo mulheres desempregadas da comunidade piscatória Guardiãs do Mar.
Liderada por mulheres apaixonadas pelo mar, a nossa visão é a de um oceano saudável protegido pelas comunidades costeiras.
As pradarias marinhas do estuário do Sado são o habitat berçário das presas de uma população residente de golfinhos e do peixe e marisco da comunidade piscatória.
Algumas das nossas ações:
Promovemos a proteção do oceano na comunidade escolar através de um programa de educação marinha inclusivo em que biólogas e pescadoras locais são guias marinhas. As visitas de estudo promovem a literacia do Oceano, essencial para a mudança de comportamentos e para um Ocenao saudável.
Experiências marinhas: visitas guiadas por pescadoras do estuário do Sado
Campanha Mariscar SEM Lixo – Sensibilização e Limpeza das margens do estuário do Sado: visa sensibilizar os mariscadores do lingueirão para não deixarem as embalagens de sal fino vazias na maré e responde ao problema global do plástico no oceano. Os resíduos recicláveis são valorizados.
Todas as nossas atividades têm impacto positivo na proteção das pradarias marinhas e na empregabilidade das mulheres da comunidade piscatória do Sado.
Contribuimos para o objetivo 14 do desenvolvimento sustentável, de uso sustentável e conservação dos oceanos e para o objetivo 5, de igualdade de género e o empoderamento das mulheres.
O projeto que o viajante Muxima apoia: