Ocean Alive

Com a comunidade costeira transformamos comportamentos para a proteção do oceano.

A Ocean Alive foi criada com o objetivo de proteger as pradarias marinhas do estuário do Sado, envolvendo mulheres desempregadas da comunidade piscatória Guardiãs do Mar.

Liderada por mulheres apaixonadas pelo mar, a nossa visão é a de um oceano saudável protegido pelas comunidades costeiras.

As pradarias marinhas do estuário do Sado são o habitat berçário das presas de uma população residente de golfinhos e do peixe e marisco da comunidade piscatória.

Algumas das nossas ações:

Promovemos a proteção do oceano na comunidade escolar através de um programa de educação marinha inclusivo em que biólogas e pescadoras locais são guias marinhas. As visitas de estudo promovem a literacia do Oceano, essencial para a mudança de comportamentos e para um Ocenao saudável.

Experiências marinhas: visitas guiadas por pescadoras do estuário do Sado

Campanha Mariscar SEM Lixo – Sensibilização e Limpeza das margens do estuário do Sado: visa sensibilizar os mariscadores do lingueirão para não deixarem as embalagens de sal fino vazias na maré e responde ao problema global do plástico no oceano. Os resíduos recicláveis são valorizados.

Todas as nossas atividades têm impacto positivo na proteção das pradarias marinhas e na empregabilidade das mulheres da comunidade piscatória do Sado.

Contribuimos para o objetivo 14 do desenvolvimento sustentável, de uso sustentável e conservação dos oceanos e para o objetivo 5, de igualdade de género e o empoderamento das mulheres.

O projeto que o viajante Muxima apoia:

About Author

client-photo-1
Bárbara
Ativista, networker e empreendedora social multilíngue, é apaixonada pelo trabalho por um futuro melhor para os seres humanos, os animais e o planeta. Criou o portal Muxima- Planet of Emotions com o objetivo de promover o turismo sustentável nos países lusófonos. Licenciada em Economia e em Línguas e Interculturalismo, é Mestre em Gestão do Ambiente e obteve uma certificação profissional em turismo sustentável pela International Ecotourism Society e a Universidade George Washington. Trabalhou décadas no seio de ONG's internacionais onde militou pelos direitos dos animais, a proteçao do ambiente e a promoção dos direitos das meninas. Possui uma vasta experiênca num amplo leque de técnicas de campanha, que incluem mobilização pública, advocacia, lobbying e trabalho com os meios de comunicação social. Vasta experiência no contacto com os mídia, apresentação em fórum público e trabalho com altos funcionários de ministérios e órgãos profissionais relevantes em toda a Europa.