Hoje, dia 5 de maio, celebra-se a língua portuguesa!
Hoje, dia 5 de maio, celebra-se a língua portuguesa!

Foto: pt.unesco.org

Sabias que a língua portuguesa também tem um dia a ela dedicado? Ele é celebrado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde 2009 e internacionalmente desde 2019, quando o dia 5 de Maio foi declarado “Dia Mundial da Língua Portuguesa” pela UNESCO.

Ao celebrar o multilinguismo e a diversidade cultural, os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a cultura, a história, e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo é considerado pela UNESCO como essencial para promover “a unidade na diversidade”, o diálogo, a tolerância e a compreensão internacional.

Este é um dos nossos objetivos na Muxima, celebrar a riqueza das diferentes variantes da língua portuguesa, promover as diferentes culturas e o turismo responsável neste nosso enorme espaço lusófono que reúne mais de 285 milhões de falantes espalhados pelo mundo. Por esta razão, não podia deixar de te escrever hoje, para te falar sobre a nossa língua e a celebração do seu Dia Mundial!

Sabias que…?

  • Dois outros dias celebram a nossa língua: 5 de novembro – Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil e 10 de junho – comemorado principalmente em Portugal e escolhido em homenagem a Luiz Vaz de Camões, o icónico poeta autor de “Os Lusíadas”.
  • São Paulo é considerada a cidade com maior concentração de falantes de português no mundo inteiro.
  • As projeções para o final do século apontam que será em Africa que se registará o maior aumento do número de falantes de português, mais precisamente em Angola e Moçambique, onde se prevê que a população seja superior a, respetivamente 170 e 130 milhões de pessoas.
  • Existe um Museu da Língua Portuguesa onde podes conhecer mais sobre as origens, influências, a história do idioma e as formas que assume no dia-a-dia da população?

Este museu é um dos únicos no mundo dedicado a uma só língua e foi criado com o objetivo de valorizar a diversidade da língua portuguesa, de a celebrar como elemento fundador da cultura e de a aproximar de todos os que a falam no mundo inteiro.

Ele situa-se na Estação da Luz, no centro de São Paulo. Este lugar foi escolhido por ter sido um principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao Brasil e continuar a ser hoje um espaço de convivência entre várias culturas e classes sociais. Em quase 10 anos de funcionamento este museu recebeu quase 4 milhões de visitantes.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa ou Dia da Lusofonia, é celebrado hoje, 5 de Maio, em 44 países, com mais de 150 atividades, uma das quais será a entrega do Prémio de Literatura dstangola/Camões ao escritor angolano Pepetela, pela sua obra mais recente “Sua Excelência, de Corpo Presente”.

No Museu da Língua Portuguesa a festa vai durar três dias! De segunda até quarta, as redes do Museu recebem cantores e escritores lusófonos ilustres para celebrar e debater a diversidade da língua portuguesa.

Descobre todo o programa, que é super interessante, no canal Youtube do Museu da Língua Portuguesa.  E muito mais informação sobre o desenvolvimento da língua portuguesa e as suas variantes no seu site.

Deixo-te por hoje citando António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas:

“A riqueza de uma língua mede-se pela diversidade e pela inclusão das suas vozes”, afirmou, recomendando “a participação plena, significativa e efetiva das mulheres e dos jovens em todos os processos de decisão”.

Beijinhos e abraços lusófonos de toda a Tribo Muxima!

About Author

muxima