Dia Mundial dos oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos, 8 de Junho, foi criado para a humanidade celebrar o oceano, a nossa fonte de vida.

Ele cobre 70% do planeta e suporta a vida dos seres humanos e a de todos os outros organismos na Terra. Os oceanos produzem cerca de 50% do oxigénio do planeta e são o lar da maior parte da biodiversidade da Terra. São a principal fonte de proteína para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

No entanto, os seres humanos esgotaram 90% das grandes populações de peixes e destruíram 50% dos recifes de coral.

Um novo equilíbrio é urgentemente necessário. Temos de aprender com os erros do passado e tomar medidas para proteger e preservar os oceanos. Aqui estão algumas coisas que podes fazer para ajudares a salvar os oceanos:

 

Reduz a tua pegada de carbono: diminuindo por exemplo o teu consumo de energia, utilizando os transportes públicos e andando mais de bicicleta e a pé.
Elimina os plásticos de uso único para preservar a vida marinha e reduzir a poluição por plásticos. A cada minuto, o equivalente a um camião cheio de plástico chega ao oceano. Os animais marinhos confundem-no frequentemente com comida e enchem o estômago com ele, o que os faz morrer de fome.
Come mais refeições vegetarianas e compra apenas alimentos do mar que sejam produzidos de forma sustentável: evita espécies sobre-exploradas e procure as palavras “apanhado à linha”, ou “capturado de forma sustentável” para saberes que peixe escolher.  Ajudarás assim a recuperar os ecossistemas oceânicos. A elevada procura mundial de produtos do mar está a resultar na extinção de certas espécies.
Salva a vida marinha: evita produtos que exploram animais marinhos, tais como jóias de coral, produtos de tubarão, ou acessórios de conchas de tartaruga. Comprá-los contribui para danificar ecossistemas frágeis e para ameaçar espécies em vias de extinção.
Sê um visitante respeitoso das praias que visitas: tenta não perturbar a vida selvagem e removê-la ou a parte do seu habitat; não deixes lixo na praia. Podes também participar num projeto de limpeza local ou limpar parte do lixo que encontraste na tua visita.
Viaja de forma responsável: reserva a tua próxima viagem e atividades com operadores e guias empenhados em proteger a vida selvagem e capacitar as comunidades locais.

 

Espero que estas dicas te ajudem a desempenhares o teu papel de protetor dos oceanos!

Beijinhos e abraços lusófonos e até breve!

Bárbara e a Tribo Muxima

About Author

muxima