A lenda do beija-flôr
Muxima - A lenda do beija-flor

Um dia, conta a lenda, houve um enorme incêndio na floresta. Essa floresta servia de lar para milhares de animais, aves e insetos. As chamas se elevavam a uma enorme altura e as árvores começavam a ser pouco a pouco destruídas pelo fogo.

Os animais, apavorados, corriam em busca de abrigo, fugindo desesperadamente da catástrofe. Enquanto isso, um pequenino beija-flor voava velozmente até o rio, pegava com o minúsculo bico numa gota de água e trazia-a até a borda da floresta, deixando-a cair sobre as chamas. Esse amante da natureza, não queria ver aquele lugar extinto.

Muxima - A lenda do beija-flor

Ia e voltava, ia e voltava, transportando as gotinhas de água. Passado um momento, o tatu, irritado com aquela agitação insignificante, lhe disse: « Beija-flor! Você é maluco? Não é com essas gotas de água que vai apagar o fogo!

 

– Sei disso – o beija-flor falou. – Estou apenas fazendo a minha parte.

 

Tal como o beija-flôr, não te preocupes se o que tu fazes é muito ou pouco, apenas faz a tua parte!

 

*Nota: esta fábula existe em várias versões onde mudam os personagens que passam pelo beija-flor tentando interferir em sua boa ação. Esta é uma adaptação livre minha de algumas das muitas versões, mantendo-se no entanto o português do Brasil de onde é originária a lenda.

 

 

Os beija-flores que ajudaram a criar a Muxima

Tal como na lenda do beija-flor, o lançamento deste projeto foi possível graças à generosidade de todos aqueles que o apoiaram durante a campanha de crowdfunding. Mais uma vez, a todas e todos um grande OBRIGADA!

Um Obrigada muito especial à Associação Chama – Lusófonos de Strasbourg, a Hocine, Nacera e Miloud Sadok, a Nathalie Vicent e Laurent Bildstein pela grande generosidade com que apoiaram a Muxima. Bem-hajam!

 

Muxima - Apoiantes

About Author

client-photo-1
Bárbara
Ativista, networker e empreendedora social multilíngue, é apaixonada pelo trabalho por um futuro melhor para os seres humanos, os animais e o planeta. Criou o portal Muxima- Planet of Emotions com o objetivo de promover o turismo sustentável nos países lusófonos. Licenciada em Economia e em Línguas e Interculturalismo, é Mestre em Gestão do Ambiente e obteve uma certificação profissional em turismo sustentável pela International Ecotourism Society e a Universidade George Washington. Trabalhou décadas no seio de ONG's internacionais onde militou pelos direitos dos animais, a proteçao do ambiente e a promoção dos direitos das meninas. Possui uma vasta experiênca num amplo leque de técnicas de campanha, que incluem mobilização pública, advocacia, lobbying e trabalho com os meios de comunicação social. Vasta experiência no contacto com os mídia, apresentação em fórum público e trabalho com altos funcionários de ministérios e órgãos profissionais relevantes em toda a Europa.